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As 4 Formas de Carregamento de Veículos Elétricos

“Qual a diferença entre carregar um veículo elétrico ou ligar qualquer outro equipamento elétrico, como uma maquina de lavar, uma torradeira ou um aquecedor?” é a pergunta recorrente quando o tema é o carregamento de veículos elétricos.

Existem dois grandes argumentos para responder a esta questão. A primeira grande diferença prende-se com o facto de um veículo elétrico poder solicitar uma corrente elevada, equivalente a uma casa inteira, durante bastante tempo, 5-7horas. Isto significa que o carregamento de um veículo elétrico representa um conjunto de desafios à tomada e à instalação elétrica.

A segunda diferença está relacionada com a área em que o carregamento é efetuado. Com efeito, o carregamento de um VE poderá ser feito numa área de acesso humano não controlado, que pode variar em dimensão e exposição. Isto significa que em caso de falha na instalação elétrica do veículo elétrico, o risco que este pode representar de electrocução por contatos indiretos é, nesse caso, maior do que um eletrodoméstico situado num local de acesso condicionado. Este facto coloca desafios de verificação da instalação elétrica que alimenta o VE, para limitar o risco em caso de falha.

Note que toda e qualquer instalação elétrica envolve risco na sua utilização, mas este será tanto menor quanto maior for o rigor na aplicação das regras técnicas descritas na regulamentação aplicável.

Carregamento modo 1

No modo de carregamento 1, é utilizado um cabo de carregamento de emergência para a alimentação eléctrica CA do VE. Basta ligar uma extremidade do cabo de carregamento à tomada de parede e a outra extremidade ao veículo eléctrico.

Com este tipo de carregamento, não existem medidas de proteção que permitam o controlo e a comunicação com o veículo eléctrico. Como resultado, a interface de carregamento está imediatamente ativa e não oferece qualquer proteção eléctrica. O cabo de carregamento de emergência oferece, assim, pouca segurança para a casa, o veículo eléctrico e a pessoa que carrega o veículo eléctrico.

Além disso, o carregamento com o modo de carregamento 1 é proibido em muitos países.

Modo de carregamento 2

As tomadas de corrente domésticas nem sempre fornecem energia elétrica de acordo com as normas atuais. Além disso, as tomadas e as fichas concebidas para aplicações domésticas podem não ser capazes de tolerar o consumo contínuo de corrente no valor nominal máximo.

É por isso que ligar um veículo elétrico a uma tomada durante muito tempo sem funções de controlo e segurança pode aumentar o risco de choque elétrico. Para resolver este problema, os especialistas desenvolveram o modo de carregamento 2 que utiliza um tipo especial de cabo de carregamento equipado com um dispositivo de controlo e proteção no cabo (IC-CPD).

O IC-CPD executa as funções de controlo e segurança necessárias. A corrente máxima deste modo é de 32 A e a sua tensão máxima não deve exceder 250 V monofásicos ou 480 V trifásicos. O modo 2 pode ser utilizado tanto com tomadas domésticas como industriais.

As funções de segurança deste modo podem detectar e controlar a ligação à terra de proteção. A proteção contra sobreintensidades e sobreaquecimento são duas outras funções de segurança suportadas pelo modo 2.

Modo de carregamento 3

O modo de carregamento 3 é um dos modos de carregamento mais comuns para o carregamento com corrente alternada (AC).

O carregamento no modo 3 funciona de forma semelhante ao carregamento no modo de carregamento 2, exceto que a wallbox está ligada à fonte de alimentação do edifício. Por conseguinte, o posto de carregamento do modo de carregamento 3 não é móvel.

Ou o cabo de carregamento está ligado a esse posto de carregamento ou é necessário trazer o seu próprio cabo de carregamento.

Modo de carregamento 4

Enquanto nos modos de carregamento 1 a 3 a corrente alternada é convertida em corrente contínua no veículo, no modo de carregamento 4 a conversão de corrente alternada em corrente contínua ocorre na própria estação de carregamento e não no veículo, de modo que a corrente contínua é fornecida diretamente ao veículo.

O modo de carregamento 4 é normalmente conhecido como carregamento em corrente contínua (DC).

O carregador do modo de carregamento 4 requer uma tensão de entrada de +480 volts. As estações de carregamento de corrente contínua estão maioritariamente localizadas em auto-estradas, postos de abastecimento e existem apenas como modelos fixos.

Qual o melhor modo de carregamento?

Se tivéssemos que escolher apenas um modo, seria o modo 3. O modo 3 permite uma carga suficientemente rápida e económica para a maioria dos veículos elétricos e híbridos, onde os utilizadores acabam por efetuar o carregamento do veículo durante a noite, sendo mais que suficiente para a maioria dos casos. Outra vantagem do modo 3, é que permite uma gestão de energia inteligente, um sistema indispensável em muitos dos casos, de maneira a usufruir o máximo de potência disponível.

Carregamento modo 1

No modo de carregamento 1, é utilizado um cabo de carregamento de emergência para a alimentação eléctrica CA do VE. Basta ligar uma extremidade do cabo de carregamento à tomada de parede e a outra extremidade ao veículo eléctrico.

Com este tipo de carregamento, não existem medidas de proteção que permitam o controlo e a comunicação com o veículo eléctrico. Como resultado, a interface de carregamento está imediatamente ativa e não oferece qualquer proteção eléctrica. O cabo de carregamento de emergência oferece, assim, pouca segurança para a casa, o veículo eléctrico e a pessoa que carrega o veículo eléctrico.

Além disso, o carregamento com o modo de carregamento 1 é proibido em muitos países.

Modo de carregamento 2

As tomadas de corrente domésticas nem sempre fornecem energia elétrica de acordo com as normas atuais. Além disso, as tomadas e as fichas concebidas para aplicações domésticas podem não ser capazes de tolerar o consumo contínuo de corrente no valor nominal máximo.

É por isso que ligar um veículo elétrico a uma tomada durante muito tempo sem funções de controlo e segurança pode aumentar o risco de choque elétrico. Para resolver este problema, os especialistas desenvolveram o modo de carregamento 2 que utiliza um tipo especial de cabo de carregamento equipado com um dispositivo de controlo e proteção no cabo (IC-CPD).

O IC-CPD executa as funções de controlo e segurança necessárias. A corrente máxima deste modo é de 32 A e a sua tensão máxima não deve exceder 250 V monofásicos ou 480 V trifásicos. O modo 2 pode ser utilizado tanto com tomadas domésticas como industriais.

As funções de segurança deste modo podem detectar e controlar a ligação à terra de proteção. A proteção contra sobreintensidades e sobreaquecimento são duas outras funções de segurança suportadas pelo modo 2.

Modo de carregamento 3

O modo de carregamento 3 é um dos modos de carregamento mais comuns para o carregamento com corrente alternada (AC).

O carregamento no modo 3 funciona de forma semelhante ao carregamento no modo de carregamento 2, exceto que a wallbox está ligada à fonte de alimentação do edifício. Por conseguinte, o posto de carregamento do modo de carregamento 3 não é móvel.

Ou o cabo de carregamento está ligado a esse posto de carregamento ou é necessário trazer o seu próprio cabo de carregamento.

Modo de carregamento 4

Enquanto nos modos de carregamento 1 a 3 a corrente alternada é convertida em corrente contínua no veículo, no modo de carregamento 4 a conversão de corrente alternada em corrente contínua ocorre na própria estação de carregamento e não no veículo, de modo que a corrente contínua é fornecida diretamente ao veículo.

O modo de carregamento 4 é normalmente conhecido como carregamento em corrente contínua (DC).

O carregador do modo de carregamento 4 requer uma tensão de entrada de +480 volts. As estações de carregamento de corrente contínua estão maioritariamente localizadas em auto-estradas, postos de abastecimento e existem apenas como modelos fixos.

Qual o melhor modo de carregamento?

Se tivéssemos que escolher apenas um modo, seria o modo 3. O modo 3 permite uma carga suficientemente rápida e económica para a maioria dos veículos elétricos e híbridos, onde os utilizadores acabam por efetuar o carregamento do veículo durante a noite, sendo mais que suficiente para a maioria dos casos. Outra vantagem do modo 3, é que permite uma gestão de energia inteligente, um sistema indispensável em muitos dos casos, de maneira a usufruir o máximo de potência disponível.