Publicado em Deixe um comentário

Instalação de Carregadores de Carros Elétricos em Condomínios

Neste artigo vamos explorar tudo aquilo que está relacionado com a instalação de carregadores de carros elétricos em condomínios. Desde as soluções disponíveis ao dia de hoje, seja para condomínios existentes ou para condomínios em construção, bem como as normas legais associadas à instalação deste equipamento.

No nosso último artigo referimos os incentivos programados para 2024 em Portugal destinados à compra de carros elétricos. E no final desse artigo mencionamos que um dos incentivos mais desconhecidos era o apoio à compra e instalação de carregadores de carros elétricos em condomínios.

Tanto para quem já tem um carro elétrico como para quem comprar um, o facto de viver num condomínio é um entrave na hora de comprar.

Será mesmo?

Ao contrário do que se possa pensar, já são várias as soluções destinadas a condutores de veículos elétricos residentes em condomínios. As caraterísticas destes carregadores podem surpreendê-lo, dada a notável capacidade destes dispositivos em atender a todos os requisitos exigidos para um condómino.

Quais são as perguntas que fazem um condómino recuar na hora de comprar um carro elétrico?

Como é que garanto que ninguém tem acesso ao meu carregador sendo a garagem um espaço partilhado?
Existem soluções personalizadas para instalação de carregadores em condomínios?
Como é que é contada e faturada a energia utilizada nos carregamentos?

A verdade é que as soluções disponíveis na e-mob respondem positivamente a todas estas perguntas. Vamos por partes:

Como é que garanto que ninguém tem acesso ao meu carregador sendo a garagem um espaço partilhado?

São vários os equipamentos disponíveis na nossa Loja Online que contemplam uma infraestrutura inviolável a terceiros. Com este sistema irá garantir que ninguém consegue interferir no carregamento do seu veículo elétrico.

Como é que é realizada a contagem de energia utilizada nos carregamentos?

As soluções não são únicas e por isso existem vários sistemas e vários aparelhos direcionados a condomínios pelo que lhe explicamos as várias opções:

1. O utilizador consegue ligar a energia do seu carregador ao apartamento, esta solução está por norma apenas disponível nos prédios mais recentes. Isto acontece porque já existe uma pré-infraestrutura de passagens para cabos em construções mais recentes;

2. Caso não haja a possibilidade de se ligar à fração, o utilizador terá que alimentar o seu carregador com a energia do quadro comum do edifício, isto implica colocar um contador de consumos no quadro para que todos os meses haja um acerto de consumo de energia com esse condómino. Isto só será possível se já não houver muitos carregadores ligados a esse quadro, até porque pode não haver energia para todos se não existir um sistema de balanceamento a balancear as cargas. Sendo que para este sistema funcionar os carregadores terão que ser todos da mesma marca;

3. Solução DPC (Detentor de Posto de Carregamento): Esta solução é igual à solução apresentada no ponto 2, mas neste caso não é necessário colocar contador no quadro nem haver acerto de contas todos os meses. Isto porque o carregador será conectado à rede mobi.e. Por sua vez, a rede mobi.e comunica com a e-redes o consumo que foi feito nesse carregador e é automaticamente debitado no dono do cartão que é passado nesse carregador. Se o sistema lhe parece familiar, está correto, este sistema é tal e qual o sistema que vemos na rede pública de carregamento.

Este acerto é todo feito entre estas entidades, não havendo necessidade do administrador do condomínio e o condómino acertarem contas todos os meses.

4. Criação de uma infraestrutura de carregamento feita do zero para um condomínio. Cria-se uma estrutura preparada para suportar a ligação de todas as pessoas que vivem no condomínio, caso decidam instalar um carregador.

A e-mob tem na sua lista de clientes condomínios que já optaram por esta solução e os resultados não poderiam ser mais prometedores. Atualmente nessa infraestrutura estão inseridos 18 carregadores sendo que existe ainda a possibilidade de aumentar este número com o decorrer do tempo.

A vantagem desta solução é que existe um sistema de balanceamento que faz a gestão de energia destes Carregadores Alfen o que permite que a luz do condomínio nunca vá abaixo e que exista assim sempre energia disponível para que qualquer pessoa carregar o seu veículo elétrico.

 

 

Como é que é contada e faturada a energia utilizada nos carregamentos?

Tal como falamos no ponto anterior, diferentes soluções apresentam diferentes modelos de contagem e faturação. Num cenário ideal para todos, a melhor solução é aquela que permite uma contagem autónoma pelo que as propostas que lhe garantam isso possam ser mais apetecíveis. No entanto, sabemos que nem todas as pessoas vivem em edifícios capazes de sustentar este tipo de soluções. É por isso que na e-mob temos sempre uma solução para si!

Se vive num condomínio e necessita de ajuda sobre os passos a tomar na instalação de um posto de carregamento entre em contacto connosco para comercial@e-mob.pt

Como vimos, soluções não faltam, no entanto, existem normas e procedimentos legais a seguir na hora de instalar um carregador de carro elétrico num condomínio existente, se for o caso.

O que diz a Lei quanto à instalação de Carregadores em Condomínios existentes?

Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29 – Pontos de carregamento em edifícios existentes.

1. “Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos (…)”

2. “No caso de a instalação de ponto de carregamento ou de tomada elétrica prevista no número anterior ser efetuada ou passar em local que integre uma parte comum do edifício, esteja ou não afeta ao uso exclusivo do respetivo condómino, a instalação carece sempre de comunicação escrita prévia dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário, com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias sobre a data pretendida para a instalação.”

3. “No caso referido no número anterior, a administração do condomínio e, quando aplicável, o proprietário só podem opor-se à instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica nos seguintes casos:
a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores;
b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos elétricos ou tomada elétrica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços e a mesma tecnologia;
c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica coloque em risco efetivo a segurança de pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitetónica do edifício.”

Vamos recordar:

Tal como foi dito no início do artigo, existem apoios destinados à compra e instalação de carregadores de carros elétricos em condomínios. Recortamos este excerto do nosso artigo “Saiba tudo: Apoios para a compra de Carros Elétricos em 2024”:

“De toda esta lista de incentivos este é possivelmente o menos conhecido pelo público em geral. Através do Fundo Ambiental, existe um apoio correspondente a 80% do PVP (Preço de Venda ao Público) do Posto de Carregamento, até um limite de 800 euros. Adicionalmente, é oferecido um apoio de 80% sobre o PVP da instalação elétrica do equipamento.”

Conclusão

Existem efetivamente várias condicionantes na hora de instalar um carregador para o seu veículo elétrico num condomínio. Porém, empresas como a e-mob garantem que todos esses problemas e dúvidas sejam respondidos. Temos um catálogo de soluções personalizadas preparadas para responder às suas necessidades.

Entendemos que escolher uma solução para um condomínio pode ser mais difícil na hora de pesquisar e obter informações por isso, para além deste artigo não se esqueça que poderá sempre esclarecer as suas dúvidas através de um contacto connosco:
R. do Campo Alegre 430 4150-170 Porto
(+351) 220 150 031 (Chamada para rede fixa nacional)
(+351) 935 697 996 (Chamada para rede móvel nacional)
comercial@e-mob.pt

Na e-mob encontrará todas as soluções para si e para o seu carro elétrico, com 9 anos de experiência de mercado, destaca-se pela sua ampla gama de ofertas domésticas e empresariais.
Visite o nosso site e encontre a solução mais adequada para si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *