Velocidades de Carregamento | e-mob
Publicado em

Velocidades de Carregamento

Os pontos de recarga dos veículos elétricos diferem principalmente na potência que podem produzir expressa em kW e, portanto, na velocidade a que são capazes de carregar o veículo. Os conectores também são um ponto chave, já que nem todos os veículos utilizam o mesmo conector para recarregar. Dependendo da velocidade, teremos os seguintes tipos de recarregamento:

  • Carga normal ou lenta, até 3,7kW, que requer cerca de 6 a 8 horas de carga e, portanto, é normalmente usada à noite.
  • Carga acelerada, entre 7,4 e 22kW, que pode recarregar o veículo entre 3 e 4 horas
  • Carga rápida entre 43 e 50kW, ou com potências superiores, que são capazes de fornecer 80% de carga em apenas 30 minutos, dependendo do veículo.

Tabela Comparativa

Carregador RápidoCarregador PublicoHomeCharger
Tipo de CarregadorDC + ACACAC
Potência de Saída (kVA)

50kW | 20kW

3,7kW | 7,4kW | 11kW | 22kW3,7kW | 7,4kW | 11kW | 22kW
Tempo estimado de carga *

< 30m | < 30m

~6/8h | ~3/4h | ~2h |~1h~6/8h | ~3/4h | ~2h |~1h
Preço€€€€€
* Dependendo da capacidade total da bateria e do tipo de carga aceite pelo veículo.

Carga normal ou lenta

Neste modo, o veículo é carregado através de uma ficha monofásica a 3,7kW ou menos, pelo que uma carga completa demora aproximadamente 6-8 horas (ou 10-12 horas para 2,3kW de potência). É normalmente recomendado que um eletricista verifique a cablagem em sua casa para evitar qualquer problema com longos tempos de carga.

Carga Semi-rápida

O carregamento semi-rápido reduz o tempo de carga pela metade em comparação com o carregamento lento, duplicando a corrente e usando 7,4kW de potência, ou seja, falamos de uma carga completa em 3 a 4 horas. A maioria dos carregadores públicos utiliza esta tecnologia, que pode atingir até 22kW. No entanto, nem todos os veículos aceitam este tipo de carga, pelo que não podem ser carregados a uma velocidade superior, apesar de estarem ligados a um carregador semi-rápido.
Tanto os carros como os carregadores são capazes de identificar a sua velocidade máxima de carga e o veículo será carregado à velocidade máxima comum ao veículo e ao carregador, com toda a segurança.
Podem ser usados até 7,4kW tanto conectores tipo 1 (Yazaki) como tipo 2 (Mennekes), enquanto entre 11kW e 22kW só pode ser usado o conector tipo 2, pois é o único capaz de fornecer corrente trifásica para o veículo. Portanto, veículos equipados com tecnologia japonesa não podem exceder 7,4kW, a menos que um segundo conector seja utilizado, adequado para carregar rapidamente até 50kW.

Carga Rápida

Os carregadores rápidos são capazes de alimentar o veículo com corrente contínua (DC) ou corrente alternada (AC) a partir de uma unidade de carregamento, utilizando o cabo que está integrado no próprio carregador, uma vez que este não é removível devido ao seu volume e peso. Diferentes tipos de conectores podem ser encontrados na extremidade do cabo: CHAdeMO, CCS/Combo 9 pinos ou tipo 2 (Mennekes). A potência destes carregadores é normalmente de 50kW e, portanto, uma carga de 80% é atingida em meia hora. Tal como na carga semi-rápida, nem todos os veículos elétricos podem usar um carregador rápido.

Carga normal ou lenta

Neste modo, o veículo é carregado através de uma ficha monofásica a 3,7kW ou menos, pelo que uma carga completa demora aproximadamente 6-8 horas (ou 10-12 horas para 2,3kW de potência). É normalmente recomendado que um eletricista verifique a cablagem em sua casa para evitar qualquer problema com longos tempos de carga.

Carga Semi-rápida

O carregamento semi-rápido reduz o tempo de carga pela metade em comparação com o carregamento lento, duplicando a corrente e usando 7,4kW de potência, ou seja, falamos de uma carga completa em 3 a 4 horas. A maioria dos carregadores públicos utiliza esta tecnologia, que pode atingir até 22kW. No entanto, nem todos os veículos aceitam este tipo de carga, pelo que não podem ser carregados a uma velocidade superior, apesar de estarem ligados a um carregador semi-rápido.
Tanto os carros como os carregadores são capazes de identificar a sua velocidade máxima de carga e o veículo será carregado à velocidade máxima comum ao veículo e ao carregador, com toda a segurança.
Podem ser usados até 7,4kW tanto conectores tipo 1 (Yazaki) como tipo 2 (Mennekes), enquanto entre 11kW e 22kW só pode ser usado o conector tipo 2, pois é o único capaz de fornecer corrente trifásica para o veículo. Portanto, veículos equipados com tecnologia japonesa não podem exceder 7,4kW, a menos que um segundo conector seja utilizado, adequado para carregar rapidamente até 50kW.

Carga Rápida

Os carregadores rápidos são capazes de alimentar o veículo com corrente contínua (DC) ou corrente alternada (AC) a partir de uma unidade de carregamento, utilizando o cabo que está integrado no próprio carregador, uma vez que este não é removível devido ao seu volume e peso. Diferentes tipos de conectores podem ser encontrados na extremidade do cabo: CHAdeMO, CCS/Combo 9 pinos ou tipo 2 (Mennekes). A potência destes carregadores é normalmente de 50kW e, portanto, uma carga de 80% é atingida em meia hora. Tal como na carga semi-rápida, nem todos os veículos elétricos podem usar um carregador rápido.